quinta-feira, 11 de abril de 2013

                          Humilhação

Hoje fui ao centro né? Comprar umas roupas, vem inverno ai e eu nem tenho nada novo, não que eu precise de roupas novas, mas que mulher não gosta né ? Então escolhe roupa pra cá, escolhe roupa pra lá, a vendedora que me atendia chama Vera, já estou acostumada a fazer compras na loja, são vários anos comprando lá, estava eu e minha avó Sueli, eu escolhendo roupa, experimentando-as, quando sai do provador e fiquei lá no balcão, de repente tem uma vendedora que eu havia conversado com ela instantes antes, muito simpática, legal e conversada, ela estava chorando, pegou as bolsa dela e falou que iria embora da loja, nisso achei estranho não sabia o que estava se passando, ela mostrou a bolsa pra moça que trabalha lá, que é superior à ela, mostrou a bolsa e falou estou indo embora, não tenho condições de ficar, de repente o dono da loja e sua esposa que também é dona ali, pegou e disse à vendedora amanhã você volta, ela falou não volto, se o senhor quiser pode me mandar em borá, ou eu mesmo estarei me demitindo, ele começou a falar alto, na frente da loja inteira, ela chegou perto dele no caixa onde eu estava, o senhor errou e pecou muito com o que fez, nunca fiz nada de tão grave pra ter que ser humilhada desse jeito, ela falava em tom baixo para que os clientes não notassem o que se passava, ele falava em tom alto, cada vez mais se exaltando, ele falou você errou e eu fui te corrigir, ela falou eu errei, mas você não me corrigiu você me humilhou perante a minha cliente, nisso as lágrimas escorriam pelo rosto dela, ele aumentava cada vez mais o tom de voz , todos pararam pra olhar o que se passava, ela simplesmente disse, errei e sou humana pra aceitar que me corrijam pois os humanos erram e não são perfeitos, mas eu sou humana também pra saber diferenciar uma correção e uma humilhação, portanto eu não vou ser humilhada, o senhor erra sabia ? O Senhor é humano, porém eu não corrijo o senhor, pois eu sou apenas uma simples funcionária, mas saiba os humanos erram e aqueles que aceitam a correção são mais humanos ainda do que aquele que fazem dessa correção uma humilhação, não irei vir trabalhar amanhã, obrigada por tudo, ele exaltado você que está pedindo demissão ? Ela o respondeu seja como o senhor quiser, eu não faço questão e nem guardo mágoas, eu só queria ser tratada como eu sou, como humana, como não sou humana pro senhor eu não irei trabalhar mais aqui, pois humanos erram e para trabalhar aqui ser humano não basta o que basta é ser perfeito, eu não sou perfeita, ela virou as costas e foi embora, ele começou a observar ela indo. Nisso todos estavam olhando pra ele, ele errou, pois uma funcionária não é um animal, pois nem animal deve ser tratado desta forma, ela errou ? Sim , mas por que não corrigi-la depois que a cliente dela fosse embora? Por que a loja tem um escritório? Poderia chamar ela lá mesmo com a cliente ali, a cliente esperaria, mas não chamou, corrigiram na frente da cliente dela, ela ficou sem graça, afinal todo lugar à uma hierarquia ao qual sempre permite o lá de cima pisar no lá de baixo, como todos dizem né? A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco, portanto foi o que houve.


Depois caminhando em direção onde estava o carro da minha avó, fui comentando com ela sobre o que aconteceu na loja, falei como é vergonhoso você entrar para trabalhar em uma loja e ter que mostrar a bolsa e no final quando sair ter que mostra-la novamente, para eles olharem que você não roubou nada, é um absurdo, o ser humano hoje é humilhado diante de uma hierarquia hipócrita que não respeita e não confia.
 
Pensando na situação, ela poderia pegar ali 3 testemunhas para leva ele na justiça perante a vergonha que ele a lhe fez passar, porém ela num fez isso, ela simplesmente explicou a ele a opinião dela, ela foi totalmente certa, como todos dizem " Poderia ter dormido sem essa!" .
 
Meu Deus, me pergunto onde vai parar essa sociedade ? Infelizmente não tenho resposta, mas ela vai se desgastando cada vez mais e a gente só para pra observar, cadê os direitos de poder ter uma vida feliz? Cadê os direitos de que o ser humano pode errar ? Pois ele está longe da perfeição? Em fim não há direitos, a sociedade só serve para julgar e condenar, nunca a sociedade está lá pra estender a mão e te ajudar, ridículo sociedade onde todos devem ser perfeitos, será que isso existe ? Pra mim não existe, pois se não há erros, não há barreiras pra concerta-lo, se não há barreiras, não há vitória, e se não há vitória não tem conquista.
 
Vamos valorizar o ser humano ? Vamos mostrar que o erro pode ser sim superado? Não devemos julgar , pois podemos também errar, estamos sujeitos á isso a qualquer hora.
 
Portanto gente, quando tiver que corrigir alguém , ensinar o certo , não faça dessa correção uma humilhação.
 
Beijiiiiinhooos uma ótima tarde pra vocês..
 
#Florzinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário